Avaliação Psicológica
para Cirurgia Bariátrica

Organização Mundial da Saúde admite que a obesidade é e continuará sendo nos próximos anos, um dos problemas de saúde pública mais complexos a serem enfrentados. A estimativa do órgão é de que, em 2025, 2,3 bilhões de pessoas estejam com sobrepeso, sendo 700 milhões obesos.

Para o efeito de obesidade, é considerado obeso o indivíduo que tem Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 kg/m². O IMC, por sua vez, é um dos critérios analisados para o encaminhamento do indivíduo à realização de cirurgia bariátrica, quando for acima de 35 ou 40 kg/m², conforme o caso.

Muitas vezes, o procedimento cirúrgico acaba sendo a alternativa que resta para o tratamento do problema. No entanto, existem condições específicas para que a cirurgia seja indicada aos pacientes, e uma dessas condições é a avaliação psicológica

A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica é realizada com alguns encontros, onde serão realizadas entrevistas e testes da psicologia, que visam analisar as condições psicológicas do paciente, para que se submeta à cirurgia bariátrica. O objetivo desta avaliação é concluir se o paciente se encontra em condições psicológicas saudavelmente adequadas para que seja submetido a essa delicada cirurgia.

 

 

 

 

benefícios


Retorno à atividades práticas antes não permitidas pela condição da obesidade.


Melhora da autoestima.

Melhorar as interações sociais.


Melhora das condições de saúde de forma integral.